Lenda das montanhas Popocatepetl e Iztaccíhuatl
A princesa Iztaccíhuatl, era filha de um bondoso imperador que, cansado da opressão vivida por seu povo, incumbiu seu futuro genro, o guerreiro Popocatepetl de liderar uma guerra contra seus opressores.
Os 2 jovens estavam com o casamento marcado, mas resolveram esperar até que Popocatepetl retornasse vitorioso da batalha que iria enfrentar. Entretanto alguns guerreiros maldosos e invejosos da posição de destaque do jovem, espalharam o boato de sua morte.
A Princesa, ao saber da morte de seu amado, caiu em um estado de tristeza profunda se recusando a se alimentar, até que não resistiu e faleceu. Popocatepel, ao retornar vitorioso, fica sabendo da morte de sua noiva. Em estado de desespero pega seu corpo desfalecido, uma tocha e deixa o palácio em direção ao cume do templo. Lá chegando, oferece aos Deuses o seu corpo e o de Iztaccíhuatl. Estes aceitam o sacrifício deste amor impossível e transformam os 2 corpos em montanhas, uma de frente para a outra.
A montanha de Iztaccíhuatl foi chamada de “a mulher adormecida”, pois seu perfil se assemelha ao de uma mulher deitada. Popocatepetl, virou um vulcão que, de vez em quando, envia chamas de sua tocha aos céus.