Fevereiro – Peru 2019-11-11T20:39:29-03:00

PARACAS: tempestade de areia

Conta a lenda, que antes mesmo dos Incas, a região que hoje se conhece como Paracas, era um grande deserto. Havia apenas um rio que não era caudaloso, mas nunca secava, então os moradores tinham que se contentar com alguns poucos vegetais que conseguiam crescer nestas terras tão áridas.

O mar que banhava a região era tão bravo que os moradores apenas conseguiam alguns moluscos, ou peixes, que eram jogados nas pedras, mas, ainda assim, viviam em grande harmonia e juntavam a força de seu trabalho para levarem alimentos para a aldeia. Um dia o Deus Inti se apiedou deles e pediu ao mar que ficasse mais brando, para que eles pudessem pescar. O mar respondeu que não tinha culpa, já que por falta de terra ele quebrava diretamente nas rochas. Inti então criou uma grande praia e, para compensar aquele povo tão trabalhador, aumentou o volume das águas do rio existente e criou 2 rios mais.

Com o passar do tempo, aquela aldeia se transformou em uma das mais ricas em alimentos e pesca, mas, infelizmente, esta prosperidade fez com que os moradores se tornassem preguiçosos, egoístas e acomodados. O Deus Inti, muito decepcionado e aborrecido, resolveu dar-lhes uma lição e mandou que o vento soprasse bem forte até cobrir toda a região de areia.

Os moradores, então, perceberam o castigo que haviam recebido e, arrependidos pelo seu mau comportamento, suplicaram ao Deus Inti que lhes desse uma outra oportunidade. Inti então ordenou ao vento que parasse de soprar. A partir deste dia a região começou a ser chamada de “Paracas”, que significa tempestade de areia e, para que os moradores não mais se esquecessem de sua promessa e do castigo recebido, o Deus ordenou que, uma vez por ano, o vento volte a soprar com toda força.