Que bonito é o Panamá!
Esta história apresenta dois amigos, um Tigre e um Urso, que vivem felizes em uma linda e aconchegante casinha à beira do rio. Tinham até um pequeno barco em que o Urso saía para pescar e o Tigre ia catar cogumelos nos campos. Viviam uma vida bem tranquila e felizes por serem tão amigos e terem aquele lar com seu sofá de veludo, tão confortável.
Um dia, durante uma pescaria, o Urso encontra flutuando uma caixa de bananas, com um cheiro delicioso, na qual está escrito PANAMA. Esse cheiro causa nele o desejo irresistível de ir para o que, a partir daquele momento, será o lugar dos seus sonhos: o Panamá.
O Urso convence ao seu amigo Tigre a saírem em busca daquele lugar maravilhoso e desconhecido. Começam sua aventura levando apenas uma panela vermelha, uma vara de pescar e um patinho de brinquedo.
Depois de muito caminhar, percebem que estão perdidos, porque não sabem muito bem onde fica o Panamá, se está perto ou longe. No entanto, eles têm um ao outro, e se alguém tem um amigo capaz de pescar e encontrar cogumelos, não precisa ter medo.
No caminho, encontraram diverso animais a quem perguntavam se sabiam o caminho, mas nenhum deles conseguia dizer exatamente em que direção ficava o sonhado Panamá. Conheceram também uma lebre e um ouriço que falaram maravilhas sobre o Panamá, os 2 amigos estavam tão radiantes que passaram a noite inteira sem dormir, só escutando. Eles estavam convencidos de que, quando chegarem, serão os seres mais felizes do mundo. Porque o Panamá é tão bonito…
Depois de darem muitas voltas, sem que se dessem conta, terminaram voltando ao ponto de partida e, afinal entenderam, que aquele Panamá dos seus sonhos, sempre havia sido a sua casinha linda e aconchegante e seu sofá de veludo.