Lenda do monstro Nian
Havia um monstro, nos tempos antigos, com o corpo de um touro e a cabeça de leão. Era um animal feroz que vivia nas montanhas e caçava para sobreviver. No inverno, quando não havia nada para comer, Nian visitava as aldeias, atacava e comia tudo o que podia, fazendo com que os moradores vivessem aterrorizados. Com o tempo, eles descobriram que o feroz Nian tinha medo de três coisas: a cor vermelha, fogo e barulho.
Os moradores, então, se reuniram e concordaram que quando chegasse a hora da visita anual de Nian, eles acenderiam uma fogueira, pendurariam uma grande placa pintada de vermelho na frente de todas as casas e, em vez de dormir, fariam muito barulho durante a noite inteira.
Finalmente, chegou a noite em que Nian foi visto descendo a montanha e, como planejado, os moradores acenderam as fogueiras, penduraram as placas vermelhas e começaram a fazer muito barulho. Quando chegou na aldeia, o monstro se assustou com o ruído ensurdecedor, o fogo e as placas pintadas. Aterrorizado, correu de volta para as montanhas para nunca mais voltar.
Na manhã seguinte, todos se parabenizaram e fizeram uma grande festa. Os moradores passaram a repetir este ritual nos anos seguintes, que ficou conhecido como Guo Nian (过年) e foi passado de geração em geração.